Santa Catarina abre concursos públicos com salários de até R$ 34 mil |
Escolas municipais de Joinville adotam regras para uso de ar-condicionado
-
Foto: Divulgação -
Nova portaria padroniza temperatura e define responsáveis para evitar danos aos equipamentos
A Rede Municipal de Ensino de Joinville é equipada para garantir o conforto dos alunos ao longo de todo o ano, inclusive durante o verão, quando as temperaturas se elevam na cidade. Atualmente, todas as salas de aula das 165 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais contam com climatização, totalizando 2.950 equipamentos.
Para assegurar o contínuo funcionamento dos aparelhos, a Secretaria de Educação realiza um trabalho de monitoramento e manutenção constante por meio de uma empresa contratada. Ela é responsável por verificar mensalmente a operação de todo o sistema e fazer eventuais consertos de equipamentos danificados.
Além disso, os condensadores e evaporadores passam por limpeza total anualmente, contemplando a lavação, retirada de ferrugem e pintura de áreas danificadas. Mesmo assim, ocorrem casos de falhas e danos nos aparelhos de ar condicionado, principalmente no verão.
A partir de um levantamento realizado em 2024, a Secretaria de Educação identificou que o mau uso dos equipamentos é uma das principais causas para os danos. Para evitar o problema e reduzir as falhas de funcionamento, o município publicou nesta sexta-feira (31) uma portaria que dispõe sobre o regramento para utilização dos aparelhos nas Escolas e CEIs.
Entre as regras, está a padronização da temperatura em 23ºC em todos os ambientes das unidades escolares e a definição de uma pessoa responsável em permanecer com o controle dos aparelhos para ligar e desligar a climatização, também garantindo que as portas e janelas estejam fechadas durante o uso dos equipamentos.
“O que estamos fazendo é usar as recomendações técnicas dos fabricantes e unificar a forma dos aparelhos serem operados para garantir a qualidade das nossas instalações, com conforto térmico adequado e uso correto do equipamento”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
Deixe seu comentário